Bangkok

Olá! Hoje vou contar-vos um bocadinho da minha experiência relativamente à última viagem que fiz, talvez uma das melhores pela diversidade cultural, religiosa e alimentar: A nossa querida e tão famosa Tailândia. Decidi dividir a viagem em 2 posts, um sobre Bangkok e outro sobre Phuket e as ilhas PhiPhi.

Em Bangkok estivemos 3 noites, aterramos ao final do primeiro dia e embarcamos na manhã do último dia, por isso, na realidade tivemos 2 dias inteiros para conhecer a cidade. Senti que foi suficiente, poderia ter explorado mais templos ou mercados, por exemplo, mas eles acabam por se repetir. Aconselho uma estadia de 3-4 noites para conseguirem ver as principais atrações.

Dia 1
Saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto (Portugal), com destino ao Dubai, duração da viagem 8 horas.

Dia 2
Depois de 5 horas de escala no Dubai, embarcamos com destino ao Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi Bangkok. Duração da viagem de 7 horas, chegamos por volta das 19h (hora local). Estávamos cansados da viagem pois tínhamos feito uma escala de 5h no Dubai e já tínhamos saído do Porto no dia anterior. A primeira sensação que tive ao sair do aeroporto foi: “Que bafo!”, não fosse esta uma das metrópoles mais quentes do mundo! Apanhamos o transfer rapidamente através da empresa Bedsonline para o Hotel Furama Silom Bangkok, o problema foi mesmo o tempo que demoramos a chegar ao hotel (que desespero), o que teoricamente deveria de demorar 30 minutos, demorou quase 3 horas por causa do trânsito infernal!

Mapa Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi Bangkok a Hotel Furama Silom

Quando finalmente chegamos ao hotel, estávamos esfomeados e fomos procurar algum sítio para jantar às 10 e tal da noite. Antes disso queríamos trocar os euros que levávamos pela moeda tailandesa - baht tailandês. Infelizmente, tivemos a informação errada de que o poderíamos fazer no hotel. Não sendo possível, fomos a um restaurante que sabíamos que era possível pagar com o cartão de crédito (no nosso caso usamos o Revolut).
O hotel foi uma deceção… a nível de higiene era terrível e o ar condicionado fazia imenso barulho, pedimos para mudar de quarto mas o problema manteve-se. Penso que os pontos positivos são a piscina no topo do hotel e a localização pois é relativamente perto do centro e tem muitos restaurantes, incluindo pizzarias, restaurantes tradicionais e os conhecidos de fastfood.

Depois de ter limpo o tampo da mesa..

Piscina no topo do hotel

Dia 3
Adormecemos! Estávamos tão cansados que nem ouvimos o despertador e logo eu que tinha todo um plano para este dia!

Trocar dinheiro
Saímos do hotel e antes de irmos aos templos, queríamos trocar dinheiro pois podiam não permitir pagamento com cartão. Pedimos ajuda e encontramos um shopping chamado Silom Complex onde trocavam dinheiro, a loja de Exchange chamava-se Super Rich e tinha um bom câmbio (é necessário levar Passaporte). Para não perdermos mais tempo, chamamos um Grab (com o WiFi do Starbucks) que é tipo o Uber de lá para nos levar rapidamente ao Grand Palace.

The Grand Palace

Preço: 500 baht (+- 14,50€)
Horário: 8h30 às 15h30 diariamente
Morada: Na Phra Lan Rd, Phra Borom Maha Ratchawang, Phra Nakhon, Bangkok 10200, Tailândia

A entrada neste local tem “dress code”, ou seja, não podem entrar de camisa sem mangas, coletes, top curto, camisa/tops transparentes, calças curtas ou calções, calças rotas, calças apertadas e mini saias. De qualquer forma, há uma loja logo ao lado dos seguranças que vende roupa exatamente para este fim, contudo é um bocadinho mais cara. Eu tive de comprar uma t-shirt com elefantes a dizer Tailândia! Levei um top sem mangas mas tinha uma echarpe a tapar os braços… não me deixaram entrar assim.
A entrada no Grand Palace abrange 35 monumentos mas nem todos são visitáveis. Demoramos cerca de 2horas a ver rápido, se quiserem ver tudo ao pormenor reservem uma manhã inteira. Este é sem dúvida um dos monumentos clássicos de Bangkok.

Templo Buda Esmeralda

Saímos do Grand Palace e fomos almoçar a um restaurante com boa pontuação no TripAdvisor (tinha feito uma pesquisa ainda em Portugal), tínhamos de experimentar o prato mais conhecido na Tailândia: Pad thai. O restaurante chamava-se Home Café Tha Tien boa comida, acolhedor e barato, situa-se mesmo ao lado da nossa próxima paragem: Wat Pho (o conhecido Templo do Buda deitado). Fomos a pé até lá, é perto e fácil de encontrar, aconselho a verem um bocadinho os mapas do Google maps para se localizarem melhor quando lá estiverem.

Interior Home Cafe Tha Tien

Wat Pho - O Templo do Buda Deitado

Preço: 200 baht (+- 5,50€)
Horário: 8h30 às 18h30 diariamente
Morada: 2 Sanam Chai Rd, Phra Borom Maha Ratchawang, Phra Nakhon, Bangkok 10200, Tailândia

Este Templo, como em qualquer um deles, tem o Dress Code já referido no Grand Palace. Wat Pho é o maior e mais antigo complexo de templos da cidade. Tem várias zonas para visitar, muito bonito e menos confusão do que o Grand Palace, é preciso ter cuidado com os carteiristas. Pessoalmente, gostei mais deste do que o Grand Palace.

Bangkok
Uma das estátuas de Buda dentro do recinto do templo
Recinto do Wat Pho

Bangkok    Templo do Buda Deitado

Pak Khlong Talat - Mercado das flores

Horário: Aberto 24h mas aconselho por volta das 14h
Morada: Chak Phet Road e nas ruas laterais adjacentes, perto da Memorial Bridge.

O Pak Khlong Talat é um mercado que vende flores, frutas e legumes. É o principal mercado de flores de Bangkok e foi citado como um "local de valor simbólico" para os moradores de Bangkok. Sinceramente, não fiquei fã, basicamente consiste num barracão com vendedores de flores e não sei se foi por ter ido mais tarde mas achei sujo e sem grande interesse. É um ponto turístico e tradicional de Bangkok mas se tiver o tempo muito apertado escolha outras atrações.

Senhora a fazer arranjos de flores

Chinatown

Horário: Aberto 24h
Morada: Yaowarat Road, no distrito de Samphanthawong

Típica Chinatown, ruas populosas, repletas de pequenas lojas e confusão. Este bairro foi criado pela população chinesa imigrante quando Bangkok foi instaurada capital da Tailândia em 1782.

Uma das ruas de ChinaTown
Voltamos para o hotel e marcamos a excursão para o Mercado Flutuante e para o Mercado do caminho de ferro. Aconselho-vos a negociar sempre valores, seja em excursões, táxis, tuk tuk, compras de rua, etc. Existem vários mercados flutuantes, o mais autêntico apesar de ser também o mais turístico é o de Damnoen Saduak.

Dia 4
Decidimos comprar uma excursão do hotel em que íamos só os 2 de carro com o motorista, ele não era guia turístico e falava mal inglês, quase como eu! No entanto tem os seus aspetos positivos pois ficamos o tempo que quisemos nos mercados e dos preços que eles nos apresentavam até compensava, pagamos 2000 bahts pelos dois (+- 60 €). Acordamos cedo, saímos do hotel às 7h30 da manhã para não apanharmos trânsito à saída de Bangkok.

Maeklong Railway Market

Preço: Gratuito
Horário: Aberto 24h. Enquanto estivemos lá o comboio passou de 30 em 30 minutos +-
Morada: Si Champa Alley, Mae Klong 75000

Chegamos lá por volta das 8h30 e o primeiro comboio que vimos foi às 9h e outro passados 30 minutos. O mercado é bastante interessante, é o típico mercado tailandês, vende desde comida a vestuário. Relativamente à comida, tem uma vasta variedade de sapos, aranhas, escorpiões, peixe cru sem nenhum cuidado de higiene ou de conservação, para não falar do cheiro que deixa qualquer enjoado às 9h da manhã! O engraçado deste mercado é que os vendedores têm de recolher a tenda e os seus produtos sempre que o comboio passa. E quando passa é mesmo rente às tendas como podem perceber pelo caminho de ferro nas fotos. Cada banca tem rodas para ser mais fácil recolher.

Mercado flutuante de Damnoen Saduak

Preço: A entrada no mercado é gratuita, paga-se é a deslocação e para andar de barco
Horário: 7h às 11h
Morada: Damnoen Saduak District Ratchaburi 70130

O mercado flutuante de Damnoen Saduak fica a cerca de 100km de Bangkok mas a cerca de meia hora do Railway Market. E foi aqui que me senti enganada pelo nosso motorista… tínhamos acordado um valor que não incluía andar de barco no mercado mas eu já sabia o preço porque tinha feito uma pesquisa antes. Ele levou-nos para uma zona do canal que não é a mais conhecida porque devia de ganhar comissão ali, queria que pagássemos 2000 bahts cada um  (+- 60€), negociei ao ponto de dizer que ia embora e não andaria por esse valor, lá consegui que pagássemos 250 bahts cada um (+- 7,5€) mas a muito custo (o valor médio no mercado é 150 bahts – 4,5). Isto para vos alertar que eles vão tentar sacar-vos dinheiro mas que se tentarem negociar eles baixam o valor.
Aconselho-vos a comprarem uma excursão com várias pessoas e não como nós fomos, penso que nesses casos vão diretamente ao mercado, é mais fácil e têm um guia turístico. Nós fomos pelo hotel e tentaram enganar-nos na mesma por isso talvez até seja interessante perguntarem nas agências de viagem da vossa cidade.
Como estava bastante chateada com a situação, não gozamos inteiramente do mercado. É um ponto turístico e típico na Tailândia, também é uma boa oportunidade para experimentarem algumas frutas, contudo tenham cuidado com a contaminação (não há grande cuidado de higiene).
                Bangkok

Depois do mercado voltamos para o hotel, passamos o final do dia na piscina e depois fomos jantar com uns amigos de Barcelos que estavam de Lua de Mel. Tínhamos a ideia de os levarmos a um Rooftop muito falado no TripAdvisor mas saiu-nos o “tiro pela culatra”. O Cloud 47 rooftop bar estava fechado e tivemos de ir à descoberta de outro na hora. Encontramos o Restaurante Silom Village com comida típica tailandesa muito agradável e com animação tradicional. Estávamos a acabar de jantar quando começou a chover torrencialmente e a trovoar! Que mais poderia acontecer nesse dia?!

Voltamos para o hotel e fomos à Recepção para saber a que horas chegava o nosso transfer no dia seguinte, qual não é o nosso espanto quando o recepcionista nos diz que não tem informação nenhuma, afinal o dia ainda podia correr pior! Contactei a agência onde compramos a viagem - AVIC de Barcelos - que nos tranquilizou dizendo que se eles não aparecessem, poderíamos apanhar um táxi às 7h da manhã (pedir recibo) que depois o seguro pagava. Por isso acho sempre importante comprar viagens por agências quando saímos da Europa, fico mais descansada.

Dia 5
No dia seguinte, às 7h da manhã, lá estava um motorista para nos levar ao Aeroporto, é claro que antes teve de ouvir um resmungo meu em inglês que aposto que nem percebeu!
Chegamos muito cedo ao Aeroporto mas valeu a pena pois a companhia aérea que nos levou chamada Bangkok Airways, tinha à disposição dos seus passageiros, um lounge gratuito com comida, bebida, televisão, revistas e WiFi, 5 estrelas!

A seguir embarcamos para Phuket, querem saber como foi?

Para saber mais dicas úteis sobre a Tailândia, carrega aqui