InterRail Viena

Olá! Hoje quero contar-vos um bocadinho da minha experiência com o InterRail que fiz em Abril de 2017. Já era uma ideia que eu tinha há algum tempo e acabou por surgir a possibilidade de uma semana, 3 cidades e um grupo de amigos 5 estrelas.

Primeiro ficamos com dúvida nas cidades, as mulheres queriam muito Praga por isso essa teria de ser obrigatoriamente uma paragem! Mas também colocamos outras cidades em cima da mesa, começamos por escolher Viena e queríamos terminar a jornada em Budapeste. O que nos fez mudar de ideias foi mesmo o valor da viagem, porque o voo de regresso de Budapeste estava muito caro e como não era uma cidade que tínhamos preferência, acabamos por trocar por Berlim. Ainda ponderamos fazer uma breve pausa por Bratislava e Brun mas como só tínhamos uma semana, achamos melhor conhecer bem as outras 3. Portanto, decisão final: Voo Porto-Viena, comboio Viena-Praga, comboio Praga-Berlim, voo Berlim-Porto.

Dia 1

Saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) às 9h, pela Eurowings, chegada ao Aeroporto internacional de Viena em Schwechat, Áustria às 13h10 (duração do voo 3h10).

Meios de transporte do Aeroporto para o centro de Viena

Existem várias hipóteses deste Aeroporto: Comboio, Táxi, Metro, Autocarro ou Uber. O que é mais demorado (cerca de 30 minutos) mas também o mais económico (e por isso nós, ricos, escolhemos) é o metro que, dependendo da estação que querem, custa cerca de 6€ até ao centro da cidade. O mais rápido é o comboio (CAT-city airport train) que demora 16 minutos e custa 12€.

Apanhamos o metro até ao Wombat’s City Hostels Vienna at the Naschmarkt, com a estação de metro de kettenbrückengasse a 130 mts de distância. Mal saímos da estação de metro, ouvimos um senhor chateado que estava a andar de bicicleta, adivinhem em que língua ele falava…português! Há mesmo um tuga em todos os cantos do mundo! :D

O nosso grupo tinha 3 mulheres e 2 homens e enquanto os moços tratavam de um assunto na receção, nós fomos subindo para o quarto. Mal abrimos a porta dá-mos de caras com um outro homem, ups não sabíamos que o quarto era partilhado! Começamos a falar com ele em inglês e quando perguntamos o nome ele responde “João”…sim é isso mesmo, o João era um brasileiro que estava de passagem pela Europa e nós a darmos tudo no nosso inglês! Bem, o João estava muito contente porque pensou que o nosso grupo era só de meninas até que entram os nossos amigos e o João já deixou de ficar tão contente xD…

O quarto era muito simples, 3 beliches e uma casa de banho, o básico mas o suficiente para um grupo de amigos que estaria lá 2 noites. Pontos positivos: tinha um bar, o pequeno-almoço era bastante completo (aconselho a irem cedo porque tinha muita gente), excelente localização, estação de metro muito perto.

Quarto do hostel

Mercado de Naschmarkt

Preço: Gratuito

Horário: De segunda a sábado a partir das 6h

Morada: Naschmarkt 6, Viena Áustria

Este é um mercado enorme do séc. XVI, com muitos restaurantes e mais de cem barracas de alimentos e produtos vintage. Como era ao lado do hostel, aproveitamos para almoçar (não me lembro do preço mas não tenho ideia de ter sido caro) e claro ficar a conhecer um bocadinho melhor o mercado.

Definindo o roteiro...

De seguida, fomos sempre a pé até à avenida de Ringstrasse, que é a avenida mais importante da cidade, foi construída no mesmo lugar em que se encontrava a antiga muralha. Nela se encontram os edifícios mais famosos de Viena, como o Edifício da Opera, o Parlamento Austríaco, o Rathaus (antigo palácio), entre outros. Fomos vendo a fachada dos edifícios e passando por alguns parques/ jardins, como é o caso de Burggarten e Volksgarten. Viena é uma cidade muito bonita, denota-se muito civismo por parte dos cidadãos e é bastante organizada.

Neste dia à noite ainda fomos conhecer o bar do nosso hotel, era pequeno mas acolhedor. Foi aqui que a minha amiga Sofia me apresentou uma música nova do Ed Sheeran, que na altura ninguém ouvia falar, pela qual fiquei deslumbrada. Ali, no meio de um bar de Viena, eu e o Dani decidimos que a dançaríamos no dia do nosso casamento… Perfect. E assim foi…

Dia 2

Neste dia, em vez de andarmos de metro, alugamos uma bicicleta no hostel e decidimos explorar de forma diferente Viena. Seguimos viagem até ao Palácio de Schönbrunn.

Palácio de Schönbrunn

Preço: 14,20€ com tour aos quartos, os jardins são de entrada gratuita, com exceção do labirinto (5€)

Horário: diariamente das 8h às 17h30

Morada: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Wien, Áustria

O Palácio de Schönbrunn, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria.

Decidimos só visitar os jardins e vale muito a pena, o jardim é muito grande, bonito, verde e com muitas fontes pelo caminho, culmina com uma paisagem maravilhosa do palácio e da cidade.

Em frente ao Palácio tinha um mercado de Páscoa onde aproveitamos para almoçar.

Saindo do Palácio, seguimos viagem até Karlskirche (Igreja de São Carlos), Hochstrahlbrunnen (fonte alta de luz), Stadpark (parque) e terminamos com a Catedral de S. Estevão. Lembro-me que tivemos de fazer uma subida de bicicleta bem complicada mas lá fomos! Chegou uma altura que estávamos com tanto frio que decidimos parar num cafezinho para tomar um chá, é verdade, ainda não vos disse mas passamos bastante frio nestas cidades, este InterRail devia de se chamar “Conhecendo e aprofundando o frio que faz no meu congelador!”.

Tinhamos a bicicleta por 24h por isso aproveitamos para no final do jantar irmos conhecer o parque de diversões chamado Wiener Riesenrad que ficava a 4km do nosso hostel. Ainda conseguimos andar na roda gigante (10€ cada um) e foi divertido!

Dia 3

O nosso comboio para Praga era só às 15h10 por isso aproveitamos a manhã para visitar o Museu da História Natural de Viena.

Museu da História Natural de Viena

Preço: €12 adultos.

Horário: De quinta a segunda, das 9:00 às 18:30 horas. Quartas, das 9:00 às 21:00 horas.

Morada: Maria-Theresien-Platz,1010 Viena

O museu é muito grande e em algumas partes tivemos de ver mais rapidamente. Para quem gosta de saber um bocadinho mais sobre a evolução das espécies e como elas foram aparecendo ou se extinguindo é o local ideal para passar umas belas horas.

Mal saímos do museu, começou a chover muito e demos uma corrida até à SubWay para almoçarmos antes de partirmos para a estação de comboios.

Esta passagem por Viena foi rápida mas muito intensa, conseguimos ver os pontos mais turísticos e relevantes da cidade e não gastamos muito dinheiro. Viena é uma cidade que me pareceu ser excelente para viver, o único ponto negativo foi mesmo a temperatura!

Next stop: Praga!

Também pode interessar: Que mala levar num interrail?