Informações úteis sobre a Tailândia

Internet
Algumas pessoas compram um cartão para conseguirem ter internet em qualquer lado, nós não compramos, já sabíamos onde queríamos ir e como ir. De qualquer maneira quando precisamos usávamos o WiFi dos restaurantes ou cafés (têm de consumir para terem acesso à senha do WiFi). Vi cartões à venda logo no aeroporto.




Mapa
Antes de viajarem, façam o download gratuito dos mapas das cidades, no nosso caso, Bangkok e Phuket no Google maps. Ajuda imenso e mesmo sem internet têm o mapa e GPS.



Cartão de Crédito

Eu não tinha por isso decidi aderir gratuitamente ao cartão Revolut. Este é um banco online que não cobra comissões nos câmbios de moeda, é super útil para viagens e compras internacionais.



Esquemas para enganar turistas
- Mercado flutuante: levam-vos para outra zona do canal e tentam impingir um valor muito superior para andarem nos barcos.

- Motas de água e scooter’s: no final de usarem as motas eles queixam-se que alguma coisa não está a funcionar e que o cliente tem de pagar o arranjo. Não entreguem os vossos passaportes como garantia!

- Monumentos fechados: Fomos abordados na rua por tailandeses que perguntavam para onde íamos e a seguir diziam que essa atração estava fechada, é mentira! É só uma forma de eles vos levarem a outro sítio que têm comissão.

- Táxis sem taxímetro: quando entram para o táxi confirmem se o taxímetro está ligado, se não estiver peçam para ligar e se o condutor disser que está avariado saiam do táxi ou então pagarão muito mais. Aconselho a usarem o Grab (tipo Uber) e já não têm desses problemas.

- Negoceiem sempre o valor das coisas, por norma está inflacionado.



Animais
Por favor não andem de elefante nem tirem fotos com animais, eles são muito mal tratados para esse fim, são tirados dos habitats naturais deles. Vejam o programa “ À descoberta com…”na Sic, tem pelo menos 2 episódios que falam da Tailândia conseguem perceber mais a fundo esse negócio. Vê aqui os episódios!



Consulta do Viajante
Aconselho a marcarem cedo porque eu marquei em julho e já só tinha para 24 de setembro em Viana do Castelo, para Braga já só tinha para o dia da viagem. É importante irem por uma questão de saúde e de saúde pública, dependendo da zona da Tailândia terão de ser vacinados, nós fomos contra a hepatite A, levamos repelente e alguns medicamentos. Para além disso, na consulta dão-vos conselhos úteis como não beber água não engarrafada, não aproximar dos macacos porque podem ter Raiva, diarreia do viajante, etc. A consulta do viajante faz parte do Serviço Nacional de Saúde e paga-se apenas uma taxa moderadora, penso que foram 5€.



Voo de longa Duração
Recomendo que se hidratem bem durante o voo e que executem exercícios simples com frequência, como levantar a ponta dos pés, levantar os braços para cima, contrair os músculos abdominais ou os glúteos por alguns segundos, alongar as pernas, sempre que possível levantar-se da cadeira, utilizar meias elásticas e roupas largas e confortáveis.



Comentários

Seguir