Paris

Decidi compilar neste post, as duas viagens que fizemos a Paris (os primeiros 4 dias na primeira viagem e os dois últimos numa segunda viagem). Em Dezembro, na cidade de Paris, anoitece muito cedo e o dia também nasce tarde, está muito frio, contudo é o mês do Natal e é lindíssimo ver as lojas decoradas e as feiras de Natal.

Se tencionam ir a Paris, aproveitem a faixa etária dos 18 aos 25 anos pois têm imensas entradas gratuitas como em Notre Dame, Sainte-Chapelle, entre outros.

Dia 1 - Dezembro

Nunca mais me esqueço do enquadramento desta viagem, 15 dias antes tinha ocorrido uma série de atentados terroristas (13 de novembro de 2015) e ainda ponderamos a nossa ida. Decidimos ir na mesma, com um pouco de receio mas com a certeza de que a segurança nacional francesa estaria muito mais alerta.

Embarcamos às 12h do Porto e chegamos a Paris (Orly) às 15h10 locais. Apesar de os aeroportos de Orly e de Charles de Gaulle terem voos ligeiramente mais caros, comparando com o de Beauvais-Tillé, compensa aterrar neles pois estão muito mais perto do centro e têm muitas opções de transporte até à cidade.

Do Aeroporto de Orly, apanhamos o Orlybus, que é um autocarro que opera das 6h às 00h30 a cada 8-15 minutos, custa 9,20€ e demora cerca de 30-45 minutos até à estação de metro de Denfert-Rochereau. Compra-se bilhete em máquinas automáticas na paragem do autocarro, à saída do aeroporto.

Compramos um passe ilimitado de utilização no metro para o fim-de-semana, custou 3,85€ cada um. A partir daí fomos de metro até ao nosso Hotel Timhotel Tour Eiffel. O hotel era bom, apesar de ser tudo pequeno, o quarto, a casa de banho, o elevador, a sala de pequeno-almoço, mas não deixava de ser bastante romântico. Lembro-me de uma peripécia nesse hotel relativamente às toalhas… só colocavam toalhas de banho dia sim dia não, será que os franceses não tomam banho todos os dias ou são ecológicos?!

Estávamos a jantar e lembro-me de ver pela janela, pela primeira vez o topo da Torre Eiffel iluminada, fiquei emocionada! Paris era uma cidade que eu queria tanto mas tanto ir! Saímos de lá e fomos diretamente à torre Eiffel, mesmo sabendo que existem muitos assaltos à noite nessa zona eu não conseguiria esperar nem mais um minuto pela linda e imponente Torre Eiffel.

Dia 2 - Dezembro

Museu do Louvre

Preço: 17€ comprado online (entrada mais rápida e mais barata)

Horário: 9h-18h (fecha às terças)

Morada: Rue de Rivoli, 75001 Paris, França

A nossa primeira passagem foi o Museu de Louvre, foi coincidência mas como era o primeiro domingo do mês não pagamos a entrada, que chato! O museu é muito grande, aconselho a alugarem um audioguia por 5€ para entenderam um bocadinho melhor, apesar de que eu pouco mais fiquei a perceber!

A perceber imenso do Louvre...

A Mona Lisa está sozinha numa parede, é impossível apreciarem em condições porque só via selfie sticks e estava a ser constantemente empurrada por turistas… eu tinha a ideia que este era um quadro gigantesco e ali sozinho naquela parede pareceu-me bastante pequeno.

Ponte das Artes

À saída do museu, comprei umas lembranças para a família e fomos em direção à ponte das Artes para colocar o nosso cadeado, no entanto, não havia uma única ponte no Sena que não tivesse cadeados. Infelizmente esta ponte começou a demonstrar alguns problemas devido ao exagero de cadeados e portanto decidimos colocar o nosso noutra ponte. Compramos um e escrevemos as nossas iniciais, tal como “manda a tradição” e mandamos a chave para o Sena, espero que resulte!

Catedral Notre Dame

Preço: Gratuito

Horário: 8h-19h (aos fins de semana está aberto até às 20h)

Morada: Catedral de Notre-Dame de Paris, 6 Parvis Notre-Dame - Place Jean-Paul II, 75004 Paris

Almoçamos umas sandes num café que tinha perto de Notre Dame e entramos na catedral. Neste dia fomos apenas à catedral porque a subida para as torres estava com uma fila enorme e decidimos voltar no dia seguinte. A catedral é muito bonita, é realmente comovente, e se como eu gostam da Disney, só imaginava o Corcunda e a Esmeralda a cantarolarem ali dentro. Os vitrais maravilhosos e os recantos dentro da própria catedral, no meio dos turistas e de crentes ou não crentes, Notre Dame toca-nos e chama-nos à oração. Tive de parar um bocadinho e em silêncio simplesmente agradecer por todas as pessoas que me rodeiam e pela vida encantadora que tenho.

Nestes pontos mais turísticos tinha sempre muitos militares e polícia por isso senti-me sempre segura, mesmo 15 dias depois dos atentados.

Torre Eiffel

Preço: Varia entre 0€ e os 25,90€

Horário: 9h às 00h45 de junho a agosto e no resto do ano das 9h30 às 23h45

Morada: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França

A Torre Eiffel mede 324 metros de altura e é um ícone mundial. Muito mais bonita de noite, iluminada, do que de dia. Decidimos subir pelas escadas até ao segundo andar e depois apanhar o elevador, é muito cansativo mas a diferença de preço compensou e sinceramente não estava à espera que fossem tantas escadas!

Aconselho a irem um pouco antes do pôr-do-sol, assim quando chegarem lá acima, as luzes da torre e da própria cidade estarão acesas e têm uma vista deslumbrante. O último elevador até ao topo é em vidro e a mim fez-me um bocado de confusão mas recomendo irem na mesma à parte superior! Em várias zonas da torre existem marcações a dizer “Place to kiss”, eles mandam, nós cumprimos! Esta foi bem lá em cima de todo.

Deslocamo-nos sempre de metro, tenham atenção às bolsas/mochilas, existem muitos carteiristas no metro de Paris.

Dia 3 - Dezembro

Torres de Notre Dame

Preço: 8,5€ (dos 18 aos 25 anos é gratuito)

Horário: De abril a setembro 10h00 – 18h30

De outubro a março 10h00 – 17h30

Morada: 6 Place du Parvis, Notre Dame

Às 9h da manhã já estávamos a fazer fila e não éramos os primeiros, para subir às torres só podem entrar grupos de 20 de cada vez e é por isso que se torna muito demorado. São 400 degraus sempre a subir, depois de ter subido tantas no dia anterior, na Torre Eiffel, os meus gêmeos até choraram! Passamos por alguns sinos da Catedral, as gárgulas e claro no final uma vista maravilhosa de Paris, conseguimos ver a Torre Eiffel, a Basílica de Sacre Cœur, o rio Sena… A visita dura cerca de 50 minutos.

Sainte-Chapelle

Preço: 11,50€ (até aos 25 anos é gratuito)

Horário: De abril a setembro 9h - 19h

De outubro a março 9h – 17h

Morada: 8, Boulevard du Palais 75001 Paris

Durando cerca de uma hora, a Sainte-Chapelle é uma capela de estilo gótico, com uns vitrais únicos representando alguns livros bíblicos. Dependendo da vossa curiosidade, podem demorar 20 minutos ou 2 horas…

Passeio de barco no rio Sena

Circuito turístico

Preço: 14€

Horário: De abril a setembro todos os dias das 10h30 às 22h30 - a cada 45 minutos

De outubro a março - todos os dias das 10h30 às 21h30

Morada: Saídas do Pont-Neuf

Existem várias empresas que se dedicam aos passeios de barco no Sena, não tinha pesquisado nenhuma anteriormente portanto vimos 2/3 empresas e escolhemos no local. Selecionamos a empresa Vedettes du pont neuf, com duração de 1hora e passamos por vários monumentos enquanto os funcionários vão relatando pequenas explicações sobre os mesmos.

Place de la concorde

De seguida fomos de metro até place de la concorde, subimos a pé pela avenida Champs-Élysées até ao arco do triunfo. São cerca de 30 minutos mas nem demos pelo tempo passar, as lojas decoradas com enfeites natalícios e o mercado de natal que encontramos valeu a pena e só dei conta de que estava cansada quando voltamos ao hotel. Na feira de Natal decidimos comprar uns queijos maravilhosos, o senhor era tão simpático que até nos ofereceu a terceira bola de queijo! Não nos valeu de nada, no aeroporto não deixaram passar os queijos e chamaram a polícia pois eu não sabia falar francês e a senhora só sabia falar francês, fez-me perguntas que eu não percebi e começou a pensar que eu poderia estar a mentir…lol mais uma história para lembrar, mas fica a dica, não levem queijo na mala!

Posso levar todos para casa?!

Arco do Triunfo

Preço: 13€ (até aos 25 anos é gratuito)

Horário: De abril a setembro – 10h às 23h

De outubro a março – 10h às 22h30

Morada: 27, rue Vernet 75008 Paris

O arco do triunfo tem 50 metros de altura e tem um terraço na parte superior, mais uma vez mostra-nos a linda cidade de Paris. Este monumento foi construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. A visita dura cerca de 45 minutos.

Antes de voltarmos ao hotel, fizemos uma última paragem para visitarmos as Galerias Lafayette. Só pela decoração e pela arquitetura do edifício já vale visitar, acho que até foi mais isso que me fez apaixonar por Paris.

Jantamos num restaurante perto do nosso hotel, chamado Au Dernier Métro. Foi engraçado, só tinham ementa em francês e o funcionário não sabia falar outra língua portanto até hoje não sei bem o que comemos mas era carne (acho eu) e era bom!

Dia 4 - Maio

Quando fomos à Disneyland em Maio, ficamos 2 dias em Paris para vermos outros locais que não tínhamos conseguido visitar. Desta vez, ficamos no Hotel Ibis Paris Alésia Montparnasse, achei superior ao outro, mas o quarto era pequeno na mesma xD.

Palácio de Versailhes

Preço: Varia entre 12€ e 30€ (até aos 25 anos é gratuito para residentes na UE). Comprem online, menos tempo de espera e mais barato.

Horário:

Encerra às segundas

Aberto todos os dias

Morada: Place d'Armes 78000 Versalhes,França

Deslocamo-nos até Versailhes de Uber, sim ficou muito caro! Lembro-me que tomamos essa decisão por acharmos que iria ser confuso de transportes públicos, pois ainda fica a cerca de 25km de Paris e não há um transporte direto.

O Palácio de Versalhes, construído no século XVII, foi sucessivamente um pavilhão de caça, uma sede de poder e a partir do século XIX, um museu. Com os jardins e os Palácios de Trianon, o parque de Versailhes estende-se por 800 hectares. É mesmo muito grande, principalmente os jardins, infelizmente no dia que fomos estava a chover e não conseguimos passear muito cá fora. Das salas e quartos do Palácio, a que eu gostei mais foi o salão dos espelhos, que como o nome indica, é um salão de 73 metros de comprimento com 375 espelhos. Vão com tempo, eu aconselharia dedicarem um dia inteiro para conseguirem ver tudo.

Dia 5 - Maio

Este foi um dia especial, encontramo-nos com um amigo de Barcelos, chamado João, que estava a estudar em Paris. O João foi o nosso guia durante este dia e deu para matar as saudades.

Catacumbas

Preço: É variável mas o bilhete normal para adultos é 14€

Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h30 (a bilheteria fecha às 19h30)

Morada: 1, Avenue du Coronel Henri Rol-Tanguy (local Denfert-Rochereau) 75014 Paris

Tenham atenção que apenas bolsas com menos de 40x30 cm são permitidas e devem ser transportados à frente ou na mão. Não existem vestiários nem cacifos por isso não levem nenhuma bolsa maior.

As catacumbas de Paris surgiram devido a problemas de saúde pública ligados aos cemitérios da cidade, desta forma tiveram de transferir os restos mortais para um local subterrâneo. Escolheram um local de fácil acesso, na altura, fora da capital e ficou então conhecido como as “Catacumbas”, que a partir de 1809, foram abertas ao público. O que me fez mais impressão foi pensar que realmente aquilo eram ossos de humanos e estavam ali empilhados para agora, os turistas verem… não deixa de ser arrepiante!

Basílica de Sacre Coeur

Preço: Gratuita

Horário: 6h às 22h30

A zona onde está inserida a Basílica, MontMartre, é uma zona muito turística e muito frequentada por carteiristas também. Mas, tal como os outros monumentos, tem uma paisagem sobre Paris muito bonita e a própria Basílica também. Há zonas que são possíveis de visitar, como é o caso da Cúpula, e outras que são inacessíveis, como é o caso do campanário. Relativamente a este último, apesar de não ser possível visitar, podemos ouvir os sinos a tocar 15 minutos antes das missas: das 15h de sexta-feira e das 11h e 18h de domingo.

O acesso à cúpula é do lado de fora, esquerdo, da Basílica. São 300 degraus, sem elevador… ainda não percebi o que os parisienses têm contra os elevadores mas ok! Horário:

- De novembro a fevereiro: todos os dias das 10h às 17h30.

- De março a maio: todos os dias das 21h30 às 19h.

- De junho a setembro: todos os dias das 9h às 20h30.

Descemos a escadaria e fomos até Moulin Rouge, almoçamos num restaurante italiano chamado Dulcinea, muito perto desta zona e muito bom!

No final do almoço passeamos pelas ruas de MontMartre, é uma zona cheia de artistas de rua e vários cafés frequentados por artistas famosos, um dos mais conhecidos, o La Bonne Franquette, era frequentado por Picasso, Sisley, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Monet, entre outros.

Como ainda tínhamos algum tempo livre antes de apanharmos o voo, o João lembrou-se de nos levar até ao Palácio e Jardim de Luxemburgo. É um parque com estátuas, lagos, jardins, é uma zona de lazer bastante familiar e se tiverem um tempinho extra passem lá, vale a pena!

Despedimo-nos do João, fomos buscar as malas ao hotel e fomos para casa!