InterRail Praga

(continuação de Viena)

Dia 3

Chegamos à estação ferroviária Praha hlavní nádraží por volta das 19h, a viagem de Viena durou 4h. O comboio era confortável, tinha pouca gente e a parte boa de se fazer estas viagens de comboio é conseguirmos aproveitar as paisagens e percebermos algumas diferenças entre os países.

Meio de transporte em Praga: metro

Alojamento: Welcome Apartments and Hostel Prague (pagamos 234 €, 46,80€ cada um por 2 noites)

Pontos positivos do alojamento: a localização (perto da praça da cidade velha, estação de metro e supermercado) e as dimensões do apartamento. Pontos negativos: o aquecimento da água era com uma caldeira pequena (quando chegou a minha vez de tomar banho, a água já estava praticamente fria), o prédio era antigo e não tinha elevador.

Neste dia jantamos no McDonald's que tinha perto do apartamento e aproveitamos para relaxar um bocadinho.

Dia 4

Como basicamente tínhamos um dia para ver tudo, penso que corremos um bocado e por exemplo o Castelo não vimos ao pormenor. Deslocamo-nos de metro até ao castelo.

Castelo de Praga

www.hrad.cz/en

Preço: Existem vários tipos de circuitos que vão desde os 9€ aos 13€. Há desconto cartão jovem.

Horário: O complexo do castelo está aberto das 6h às 22h. Os edifícios históricos abrem de 1 de abril a 31 de outubro das 10h às 18h, de novembro a março das 9h às 16h

Morada: Hradčany, 119 08 Prague 1, Chéquia

Os edifícios históricos são os edifícios dentro das muralhas do castelo: a catedral de São Vítor, o antigo palácio real, a torre da pólvora, o palácio de Rosenberg, a rua do ouro, a basílica de São Jorge e uma exposição sobre a História do Castelo.

Almoçamos num café que servia sandes mesmo à saída do castelo, o Bistro Lvi Dvur, para sermos rápidos e conseguirmos conhecer Praga.

De seguida fomos a pé até a algumas atrações turísticas mais conhecidas perto do castelo:

- Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa: Também conhecida como a Igreja do Menino Jesus de Praga (muito conhecido em Portugal).

- Mural de John Lennon: é um muro preenchido com grafites e letras de músicas dos Beatles. É bonito pelas cores e pela arte de rua que se foi criando.

- Parque de Kampa: um bom local para descansar um bocadinho, tem estátuas de bebés gigantes.

- Rua mais estreita do mundo: é uma rua realmente estreita onde não passam duas pessoas ao mesmo tempo, por isso há semáforos de cada lado para que não haja engarrafamento.

- Ponte Carlos: é a ponte mais antiga de Praga, atravessando o rio Moldava, permite-nos entrar na Cidade Velha de Praga. Ainda na ponte, procurem a estátua de São João Nepomuceno, dizem que se pedirem um desejo colocando a mão esquerda nesta estátua que ele se realiza.

Depois de passarmos a ponte, e entrando na Cidade Velha, decidimos parar um bocadinho num café (Kafe Damu) pois íamos congelando com o frio que lá passamos. Esta zona é óptima para comprarem recordações, foi onde comprei as minhas, tem muitas opções.

Praça da Cidade Velha

- Torre do relógio: é um relógio astronómico medieval, em que a cada hora, de dentro do relógio saiem 12 apóstolos. Aconselho a irem perto das horas para conseguirem ver os apóstolos.

Jantamos num restaurante de comida tradicional checa, o Krčma. É um local um pouco sinistro, mesmo para dar ideia do mais tradicional, tem muitas velas, aspeto de antigo, cá em Portugal aquilo seria uma verdadeira tasca onde realmente se come a comida mais tradicional. Experimentamos é verdade, mas não fiquei fã… continuo a achar que não há nada que bata a comida Portuguesa!

Em Praga, tal como em muitas outras cidades, existe a norma de dar 10% de gorjeta do valor total da refeição ao funcionário. Tugas como somos, não fazíamos ideia e não demos gorjeta, o que fez com que o empregado se dirigisse até nós, perguntando se não tínhamos gostado ou se alguma coisa não tinha corrido bem... quando forem lá já sabem, tentem ser checos e não tugas!

Apesar de estarmos super cansados ainda demos uma volta de autocarro para ficarmos a conhecer a casa dançante, que é um prédio de escritórios em Praga com uma arquitetura super divertida.

Dia 5

Como estávamos num apartamento, o pequeno-almoço era à nossa responsabilidade, lembro-me de comprarmos ovos, pão e chá para fazermos mas acabávamos sempre por ir ao Starbucks beber um café ou um Cappuccino.

Visitamos de manhã o cemitério judeu no Bairro Judeu, a 20 minutos a pé do nosso apartamento.

Seguimos a pé para a Cidade Nova de Praga, almoçando pelo caminho no melhor restaurante italiano que alguma vez comi: La Piccola Perla, aconselho! Quando chegamos a esta zona parece que estamos noutra cidade, uma zona muito mais desenvolvida e igualmente bonita.

No final do almoço demos uma corrida até à estação ferroviária e partimos para Berlim às 14h30.

Praga era a cidade que nós as 3 queríamos muito ir e eu sinceramente fiquei um bocadinho desiludida, talvez por estar com uma expectativa muita alta. Revivendo agora os momentos, vejo que Praga é uma cidade lindíssima mas apesar de estarmos em abril, rapamos um frio muito pior a um típico dia de inverno em Portugal.

Next stop: Berlim!

Também pode interessar: Que mala levar num interrail?